Passo a passo: Recuperando cadeira de jantar

03 agosto 2012

Meninas, inspirada em um dos meus últimos posts (quem ainda não viu, clique AQUI) eu decidi procurar na internet um tutorial ou um passo-a-passo de como reformar cadeiras e consegui encontrar exatamente o passo-a-passo da cadeira estilizada que eu coloquei no ultimo post. Encontrei no craftynest, mas como o site é todo em inglês eu resolvi postar aqui pra vocês ele todo traduzido.




Essas cadeiras foram encontradas no meio da rua com uma placa "grátis" nelas, eram cadeiras que tinham uma boa forma, mas sofriam de dois problemas: um trabalho de pintura de má qualidade e assentos quebrados. Era notório que dava para serem consertadas. Então foi decidido pelo tecido que é usado como camuflagem e decoração.

Materiais

1. Tinta látex preta 
2. 1/2 metro de tecido estampado
3. Cola de artista (Pra quem não sabe a definição, clique AQUI. Infelizmente só encontrei em inglês).

Ferramentas 

1. Chave de fenda
2. Pincéis
3. Retalhos de pano
4. Lixa manual ou elétrica (se você tiver, é claro!)
5. Tesoura para tecido
6. Caneta esferográfica


Passo 1 
Remova os assentos com uma chave de fenda.
Ps.: Se a sua cadeira não está rachada, ignore o passos do 1 até o 4.


Passo 2
Aplique uma generosa quantidade de cola para madeira nas rachaduras.


Passo 3
Cole as duas peças juntas, prenda, e limpe o excesso de cola com uma toalha de papel. Aqui foi usada uma alça de nylon de uma mochila para segurar os dois lados bem juntos. Deixe secar por algumas horas. 


Passo 4
Ainda com a alça, faça furos piloto na parte de baixo e parafuse plaquinhas de reforço nas rachaduras. Deixe secar durante a noite para depois continuar o processo. 


Passo 5
Lixe as imperfeições irregulares na pintura e depois limpe com um papel toalha úmido. Pintar os quadros da cadeira, tomando cuidado para não pintar a parte traseira onde o tecido será colocado. Deixe secar durante a noite.


Passo 6
Pegue as peças com cuidado e em seguida as coloque de cabeça para baixo na parte superior do tecido. Faça o contorno do assento com a caneta esferográfica na parte de trás do tecido. 


Passo 7
Corte no traçado. Tome cuidado para não errar nas bordas. 


Passo 8
Aplique uma camada de cola de artista e em seguida coloque o tecido na parte superior e alise-o para baixo. Corte o excesso de tecido se necessário. 


Passo 9
Aplicar de 3 a 4 camadas de cola no tecido, deixando secar por algumas horas entre demãos. Certifique que a cola foi aplicada igualmente para evitar futuros desgastes.


Passo 10
O encosto da cadeira é muito curvado pra ser traçado então apenas corte um pedaço de tecido que seja suficiente e repita os passos 8 e 9.


Passo 11
Enquanto a cola seca aplique uma segunda demão de tinta nos quadros da cadeira. Usando um pincel de tinta para menor precisão, pinte as bordas do assento também. Na verdade é mais fácil pintar as bordas antes de colocar o tecido e passar a cola, mas isso fica a seu critério. Depois que a tinta secar aplique mais uma demão de tinta.


Passo 12
Quanto a tinta e cola secarem remonte a cadeira. Pronto, temos uma cadeira novinha. 


Lembrando meninas que as imagens e o texto são do craftynest, eu apenas traduzi o texto aqui pra vocês. O que acharam do post meninas? Deixe a opinião de vocês nos comentários, beijinhos!
PS: Não esqueçam de seguir o blog aqui e no instagram (@blogdalola) ;*







0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!